A psicoterapia Infantil propõe um espaço de autoconhecimento para a criança. Ajudando na identificação e tratamento de medos, receios, traumas e dificuldades que estejam atrapalhando de alguma forma o aprendizado, convívio com os demais ou desenvolvimento. Tudo feito de forma tranquila e transparente, em um trabalho desenvolvido em conjunto com o psicólogo, pais e responsáveis e até a escola, caso necessário.
Cada criança é única e possui um universo próprio.
Algumas peculiaridades podem surgir durante o desenvolvimento, e isso é normal. Cabe aos responsáveis, auxiliar a criança durante este período. E não há segredos ou fórmulas mágicas, mas algumas simples ações, que podem ajudar:
Algumas vezes, medos, receios ou traumas podem mudar o comportamento, interferir no relacionamento com outras pessoas ou ainda trazer à tona reações inesperadas, gerando hábitos e atitudes incomuns.
Converse com a criança, peça para que ela explique o que está sentindo e diga se aconteceu ou está acontecendo alguma coisa. De forma calma e fluída, apenas tente entender.
A mente infantil está em constante desenvolvimento e aprendizado. Porém, existem algumas coisas que ainda não são maduras para entender ou sentimentos que ainda não sabem interpretar. É importante que o responsável não pressione ou julgue a criança, para não agravar a situação.
Fique tranquilo, buscar auxílio de um psicólogo, demonstra apenas sua preocupação com a criança e estamos aqui para ajudá-lo. Com a psicoterapia infantil será possível identificar alguma questão a ser resolvida e propor um tratamento adequado, sem mistérios ou complicações.
Alguns assuntos são mais comuns do que se possa imaginar.
Também conhecido como DDA ou TDAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade) tem como principais características: distração, agitação / hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, dentre outras.
A dislexia tem dentre suas particularidades a falha na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da escrita e fonemas, assim como transposição da escrita para fala.
A dificuldade na aprendizagem geralmente é alertada pela escola e pode ser indicativo de algum déficit cognitivo ou emocional.
Comum na infância, é um transtorno que se caracteriza principalmente pelo comportamento difícil de lidar. Tornando a criança muito opositiva, desafiadora, isentando-se de seus atos e consequências.
Também conhecida como Ansiedade de Separação na Infância, revela a dificuldade da criança no desapego da presença dos pais, tanto fisicamente como emocionalmente. Atrapalhando seu desenvolvimento social.
A Enurese Noturna é muito frequente na infância. Porém, suas causas podem indicar questões de fundo emocional, que vão além do aprendizado do controle fisiológico.
A Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda como ocorre o processo de construção da aprendizagem. Identifica os pontos que possam, porventura, impossibilitar essa aprendizagem; atua de maneira preventiva para evitá-los e ainda, propicia estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar esse aprendizado.
Para compreender melhor o potencial cognitivo da criança e se aprofundar melhor em suas questões, é necessário a realização de uma Avaliação Neuropsicológica.
Onde são aplicados alguns testes para analisar quesitos como: atenção, memória, velocidade de raciocínio e habilidades acadêmicas.