A psicoterapia propõe um espaço de busca e autoconhecimento que auxilia o jovem no entendimento de seus próprios anseios. A adolescência é um período de descobertas e novas vivências. Dúvidas, inseguranças e angustias são comuns nesse período da vida. Em um ambiente tranquilo, sem pressão ou sem julgamentos, o adolescente pode ficar à vontade, percebendo que não é preciso guardar tudo para si.
Alguns assuntos podem gerar neuras à primeira vista, mas podem ser mais comuns do que você imagina.
A passagem pela adolescência marca o período de adaptação social e aprendizado. Porém, as pressões e cobranças do dia-a-dia afetam cada um de maneira diferente, afinal cada jovem é único. Algumas questões de fundo emocional podem ser geradas, tais como: ansiedade, transtorno bipolar ou ainda depressão.
Esse período também marca a descoberta do corpo e da sexualidade. Essas transformações além de dúvidas, podem gerar questões relacionadas a orientação sexual e gênero, até gravidez precoce. Ambos podem afetar emocionalmente o jovem com medos e incertezas.
Na adolescência o jovem também começa a interagir mais intensamente em sociedade. Se iniciam relacionamentos, descobrindo assim novos sentimentos. Nesta fase o jovem também fica suscetível a diversos tipos experiências, que podem gerar questões referentes a relacionamentos abusivos, agressão ou ainda ciúme excessivo e possessividade.
Conviver em sociedade pode não ser uma tarefa tão fácil. Nessa fase, os jovens sentem a necessidade de formarem grupos de convívio social, os quais se encaixem de alguma maneira. Questões ligadas ao convívio podem surgir neste momento, relacionadas a conflitos internos e externos, bullying ou ainda o uso de entorpecentes.